segunda-feira, 7 de março de 2011

Sonhos com H

HABITAÇÃO – Ver CASA

HARPA - Sonhar que se executa uma peça clássica com uma harpa é sinônimo de boa sorte e ambições realizadas. O inconsciente revela o universo sentimental e emotivo do sonhador, que tem tendência ao isolamento, mas o faz em boa companhia, da música, que quase sempre é sinônimo de paz e equilíbrio.

HARPIA - Na mitologia grega, as harpias eram, filhas de Taumas e Eletra, ou Poseidon e Gea. Irmãs de Iris, geral­mente chamadas Aelo, Caleano e Ocípete. Apesar de os primeiros mitos as referirem como lindas mulheres, a tra­dição as fez evoluir para seres abjetos e terríveis, com rosto de mulher e corpo de ave de rapina, pois eram fedorentas, estavam continuamente com fome e comiam, por punição, decretada por Zeus, o alimento de Pineus, rei da Trácia. Finalmente, as harpias foram mortas por Calais e Zetes. Artemidoro, de Éfeso, o primeiro intérprete de sonhos, deixou registrado no livro de suas teorias que as conside­rava deletérias e nefastas. Para o sonhador dotado de co­nhecimentos da cultura grega que tenha este tipo de sonho, a harpia indica aves de rapina, e ele deve ter cuidado para que não destruam seu patrimônio. Como ocorria na Antiga Grécia, diante de espíritos deletérios, o sonhador deve reunir suas forças e resistir à tendência de deixar-se destruir, devendo, ao contrário, matar as harpias que ameaçam sua personalidade.

HERANÇA - Sonhar que se recebe uma herança é símbolo de prejuízos. O inconsciente tenta compensar, pelo rece­bimento de uma herança, um fato externo independente da vontade do sonhador, as perdas reais que ele está so­frendo, talvez em decorrência da própria incompetência, isolamento e incapacidade de se comunicar adequadamen­te com os demais e gerir corretamente seu patrimônio. O sonhador deve fazer um exame detalhado de seus atos mais recentes para tentar identificar o que está realmente ocorrendo.

HERÓI - Se você é o herói , aguarde críticas impiedosas de alguém que preza muito; se o herói é outra pessoa, proposta lucrativa à vista.

HOMEM - A mulher casadoura e disponível que sonha com um homem que dá sinais de bons sentimentos em sua direção demonstra seu desejo de proteção e harmonioso afeto. A aparência externa do homem se é bonito ou feio, não é relevante para a interpretação, mas seus modos gros­seiros e vulgares podem indicar aventuras fáceis e pro­míscuas. O sonho pode também indicar um complexo de inferioridade ou rivalidade com amigas que conseguiram se casar primeiro. Sonhar com homens reunidos significa um empreendimento difícil para o qual se encontrará considerável oposição de forças contrárias. Reiteramos nesta interpretação o que já dissemos anteriormente. O modelo que usamos e compila­mos é o tradicional. Em alguns casos relacionados com a mulher moderna, que pensa primordialmente na carreira e na igualdade de direitos com os homens, e que eventual­mente os conseguem, a interpretação talvez seja inaplicável. Conheço o fato de um compromisso de casamento que foi desfeito pela determinação da noiva de prosseguir em sua carreira de diretora executiva de companhia multinacional e que considerava um capitis deminutio casar-se e se instalar no Brasil, país do Terceiro Mundo, imagine só! Talvez sua decisão tenha sido acertada. O certo é que a donzela em questão - que, por sinal, prosseguiu brilhan­temente em sua carreira - hoje em dia revela uma certa nostalgia de não ter realizado seus planos matrimoniais. Recentemente ela me confessou que há momentos em que sente certa falta de um marido e filhos e, quando isso ocorre, sai correndo para o escritório, para refugiar-se no trabalho e na carreira.

HOMICÍDIO - Sonhar que se está cometendo um homicídio significa perigo mortal para o sonhador. No sonho, é muito raro um assassinato provocado pela raiva ou pela paixão. Lembre-se de que se trata de símbolo do inconsciente, re­lativo ao próprio sujeito do sonho. O que se está assassi­nando é o próprio sonhador, ou uma parte de sua perso­nalidade que o inconsciente considera negativa ou inde­sejável. Sonhar que se pressente um assassinato é sinal de negócio concluído. O inconsciente assinala o fim de de­terminada preocupação ou inquietude do sonhador.

HORA - Indica luta árdua na busca dos seus objetivos. Ver RELÓGIO.

HORÓSCOPO - Sonhar com o próprio horóscopo tem sentido de muita sorte no jogo. O inconsciente reflete a importância que o sonhador dá à confluência dos astros relacionada com o momento de seu nascimento e imagina que poderá alternar as diversas possibilidades no jogo de azar. A in­terpretação, evidentemente, não se aplica a quem é versado em astrologia e se dedica ao estudo dos astros e sua re­percussão na vida humana. Ver ZODÍACO.

HOSPITAL - Sonhar que se está num hospital indica proxi­midade de uma doença. O sonho exprime medo de uma doença cujos sinais o inconsciente percebeu pela angústia ou pela desarmonia física da vigília. Na mulher, o sonho revela medo de uma gravidez complicada. Sonhar que está num hospital cercado de outros pacientes é risco grave para a vida do sonhador, que se encontra entre aqueles que devem morrer em virtude de enfermidade.

HOTEL - Para quem mora em hotel não vale. Se, ao contrário, se sonha com um hotel, há várias interpretações. Se o hotel é luxuoso e bem cuidado, demonstra preocupação do sonhador em manter inalteradas as condições que considera satisfatórias do local onde reside. Se o hotel é pobre e sujo, o sonho manifesta a inquietação do sonhador por uma perda de poder aquisitivo e eventual degradação de moradia. Sonhar com um hotel onde circulam hóspedes desconhecidos ou sem rosto é sinal de que devemos dar mais atenção ao ambiente de trabalho e aos colegas. Sonhar com o gerente ou com os empregados de um hotel é sinal da proximidade de uma longa viagem. O inconsciente assinala a necessidade de repouso e regeneração de energias depauperadas pelo excesso de trabalho e ausência de férias.

Um comentário:

Antenor disse...

Uma Harpia, segundo consta, pode matar uma criança ou anão e isso não é nada bom p/ quem sonha c/ essas 'divindades malignas'..! Cuidado c) inimigos TRAIÇOEIROS q podem "levar" seus sonhos ..!

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...