segunda-feira, 7 de março de 2011

Sonhos com C

CABEÇA - Sonhar que se sofre um ferimento na cabeça é sinal de dignidade ultrajada ou orgulho ferido. O incons­ciente considera a cabeça a sede do pensamento e da per­sonalidade do sonhador. Sonhar que se foi decapitado é querer se liberar das necessidades e apertos financeiros. O inconsciente pensa em descartar' os pensamentos e co­meçar uma vida nova.
CABELO - Vê-los em abundância- amigos fiéis e desinteressados lhe proporcionarão alegrias inesperadas. Vê-los caindo- medo de perda do libido; invista mais no seu relacionamento.
CAÇA - Sonhar que se vai à caça é um sonho desfavorável, indicando sofrimento de acusações injustas que causarão grande irritação. O sonhador está num momento em que sua vida poderá sofrer grandes transformações, e ele visa atingir seus objetivos, o que manifesta pelo instinto de caçador.
CAÇAR - Problemas cuja solução é indicada pelo resultado da caçada.
CACHAÇA - Sonhar que se bebe cachaça - evidentemente para quem não está habituado a fazê-lo ­ anuncia a proximidade de um mal-estar ou uma enxaqueca. Se o gosto é amargo, significa que o mal-estar será muito forte.
CADAFALSO - Sonhar que se sobe num cadafalso significa prosperidade e bons negócios. O sonhador é em­preendedor e dinâmico, assume grandes riscos e será recompensado.
CADÁVER - Indica o fim absoluto, a morte, a necessidade de aceitá-la como ato final e comum de nossa existência. Eviden­temente a interpretação será outra se o sonhador acabou de visitar um velório ou ver um cadáver, ou se exerce uma profissão de trato com cadáveres. A descoberta de um cadáver dentro de casa é sinal de honrarias e vitória sobre os adversários. Sonhar que se fala com um cadáver é sinal de sorte.
CAIS - Você está no cais esperando um navio? A água é o inconsciente e você pode estar esperando a oportunidade de iniciar uma nova aventura. Neste caso, o sonho representa o desejo de conhecer melhor a si mesmo, crescer espiritualmente. Você está esperando porque precisa de uma viagem na vida real ou às profundezas do seu próprio ser.
CAIXA - Aberta, fechada, cheia, vazia, a caixa dos guardados é o sinal de seus próprios sentimentos e emoções. O inconsciente encara qualquer caixa como o depósito das emoções e sentimentos do sonhador.
CAIXÃO - Quando não há uma circunstância concreta de morte recente que o sonho recorda, o sinal é positivo, pois o sonhador se sente encerrado dentro de um caixão, vítima das próprias paixões, mas essa visão lhe dá forças de soerguer-se e resolver a situação da melhor maneira. O inconsciente percebe que o sonhador teme a ocorrência indesejável, como se estivesse enterrando seus próprios temores inconseqüentes.
CAMA - Sonhar que se está deitado numa cama limpa e bem-feita é sinal de mal-estar ou doença próxima. O inconsciente percebeu no sonhador uma exaustão, resultado de trabalho ou esforço extenuante, ou mesmo de uma de­sarmonia nos órgãos do corpo, e dá o sinal por meio da representação do repouso para recuperar as forças gastas. Sonhar que se cai da cama é sinal de desentendimentos na vida amorosa. Numa mulher que tenha mantido relações sexuais recentes, o sonho indica o receio de uma gravidez indesejada, mesmo no caso de precauções tomadas, pois o inconsciente assim se manifesta.
CAMPO - Sonhar com um vasto campo de trigo indica a proximidade de grandes satisfações, seja no domínio afetivo, seja no trabalho. O inconsciente percebe a larga extensão de terra como sinal de segurança e reflexo da mãe-terra, o primeiro arquétipo da humanidade. O sonhador colhe os resultados da própria atividade no âmbito moral e afetivo. Pode também se relacionar com a família do sonhador, caso em que o campo representa a esposa, as sementes, os filhos. Ver um grande campo em chamas é sinal de sentimentos e afeições que se afastam. Ver um campo deserto ou coberto de neve é sinal de esperanças contrariadas. O sonhador é instruído, tem boa educação e uma personalidade forte. É preciso cuidado para não se deixar isolar e .tornar-se presunçoso, vencido pela vaidade.
CAMPONÊS - Sonhar que se é um camponês e que se trabalha a terra é sinal de abundância. O inconsciente revela a nostalgia da vida bucólica e tranqüila, associando o símbolo à abundância. Ver AGRICULTOR.
CÂNCER - Sonhar que se tem câncer pode ser manifestação de medo real da doença e tem o sentido de aviso desse próprio medo, significando que se perderá um amigo. O sonhador atravessa um perigo e está atemorizado, e isso pode trazer como resultado a desistência de seus projetos. O inconsciente age como espelho, refletindo temores irracionais e infundados.
CANHÃO - Símbolo fálico, indica esperanças não realizadas. Mudanças na vida do sonhador exigem definição de objetivos e tomada de novos rumos, e o sonhador se sente frustrado em suas expectativas e com muita saudade do passado.
CÃO - Indício de desejo de ser amado por alguém fiel e afetuoso. Este sonho reflete a fidelidade e afeição do sonhador, cheio de amor para dar, sem nada reclamar de volta. Sonhar que se acaricia um cachorrinho quer dizer que o sonhador leva a sério suas responsabilidades familiares, embora sinta que tem problemas neste setor. Simboliza também os amigos. Quando feroz prenuncia desentndimentos.
CARNE - Não vale para quem é vegetariano. Normalmente, a carne indica personalidade forte, instintos animalescos de caçador e presa. Comer carne crua é sinal de força e riqueza.
CARNEIRO - Sonhar com carneiro significa, para os navegantes, perigo para seu barco. Para os viajantes é o símbolo da estrada a seguir. Para ambos, o modo calmo ou nervoso do animal determinará o bom ou o mau presságio. Para as mulheres é sinal de intrigas por parte de pessoas maliciosa.
CARRAPATO - Ver carrapato em sonho simboliza que algo está minando sua energia e força lentamente. Uma relação, seu trabalho, ou alguém minando suas energias. Sonhar com carrapato também pode significar que alguém está se aproveitando de seus recursos como um parasita. Fique alerta. Ver também INSETO. 
CARRASCO - Sonhar que se encontra à mercê de um carrasco é sinal de más notícias. O sonhador está cheio de remorsos e acha que deve ser punido ou supliciado. O inconsciente está diante de um poderoso conjunto de culpas reais ou imaginárias do sonhador. A recorrência desse sonho pode indicar neurose.
CARRO - Novo, presságio positivo; parado, viagem cancelada; entrar num carro, boa posição financeira; ganhar um carro, notícias agradáveis. Ver AUTOMÓVEL.
CARRO DE COMBATE - O carro de combate, ou tanque de guerra, tem o sentido de que o sonhador deseja ser vito­rioso a qualquer preço. Ele se sente atacado e deseja de­fender-se e sair vitorioso.
CARTA - Sonhar que se recebe uma carta é sinal de que se receberão boas notícias. Freqüentemente estamos à espera de notícias que devem chegar. Ficamos inquietos e preo­cupados, e isso pode influenciar o sonho, mostrando que o inconsciente é geralmente otimista. Sonhar que recebemos uma carta ilegível representa sinal de fatos obscuros e difíceis pela frente. Sonhar que escrevemos uma carta a um amigo é sinal de que estamos negligenciando os amigos em geral. O in­consciente está lembrando ao sonhador que há muito tem­po ele não responde às cartas que recebe. Sonhar que recebemos uma carta cifrada e que consegui­mos decifrar o código e compreender seu conteúdo é sinal de promoção no trabalho e sorte de modo geral. Ver CORREPONDÊNCIA
CARTAS DE BARALHO - O sonho revela que se farão des­pesas involuntárias e que, talvez, o sonhador se veja na posição de vítima de fraudes. O inconsciente observa que o sonhador é um materialista que se apega principalmente ao sentido prático da vida, embora já tenha experimentado situações de amor e paixão. Mas considera tais sentimentos indícios de fraqueza a esconder e superar.
CASA 1 - Símbolo universal de segurança e estabilidade. Cada andar da casa exprime os diferentes estados de alma. Qual é o tamanho das peças, estão limpas e arrumadas? O in­consciente usa o símbolo para revelar a vida do sonhador, pois a casa é o próprio sonhador. Sonhar que se mora numa casa sólida e bem-construída é sinônimo de serie­dade e segurança. Se a casa está necessitando de reparos, o mesmo acontece com o sonhador: necessidade de mudar de vida, demolir os elementos mal construídos ou desgas­tados e reconstruir tudo de novo. Uma casa antiga anuncia uma reconciliação. Em demolição, indica rompimento. Se a casa estiver em construção, aproveite: há chances de você progredir profissionalmente. Se for nova, logo conseguirá a segurança financeira que deseja. Cuide-se para não ter prejuízos, se sonhar com uma casa sem telha. E abuse da sorte no amor e no jogo se ela estiver completamente inundada.
CASA 2 -  Ver uma casa em seu sonho representa sua própria alma e ego. Quartos específicos na casa indicam um aspecto específico de sua psique. Em geral, o sótão representa seu intelecto, o porão representa o inconsciente, etc. Se a casa estiver vazia, então indica sentimentos de insegurança. Se a casa estiver em mudança, então sugere que você está passando por algumas mudanças pessoais e está mudando seu sistema de crenças. Sonhar que uma casa não tem nenhuma parede representa uma falta de privacidade.Você sente que todo mundo está te olhando por cima do ombro ou vigiando seu negócio. Sonhar que você está limpando sua casa significa sua necessidade de esvaziar seus pensamentos e se libertar de velhos hábitos. Você está buscando autoaperfeiçoamento.  Se em vigília você mora com outras pessoas, mas no sonho você está vivendo sozinho, sugere que é preciso dar novos passos rumo à independência. Você precisa aceitar responsabilidades e ser mais autosuficiente.
CASA VELHA  - Ver uma casa antiga e degradada em seu sonho, representa sua idade, crenças, atitudes e como você costumava pensar ou sentir. Uma situação em sua vida atual pode trazer as mesmas atitudes e sentimentos antigos. Alternativamente, a casa velha  pode simbolizar sua necessidade de atualizar seu  modo de pensar. Sonhar que sua casa está danificada, indica as suas preocupações de vigília sobre a condição da sua casa.
CASA NOVA - Ver uma casa nova em seu sonho, indica que você está entrando em uma nova fase ou nova área em sua vida. Você está se tornando mais maduro. Se você está trancado fora de casa, então ela representa a rejeição e insegurança. Você sente que está sendo deixado para trás. 
CASA INVADIDA  - Sonhar que sua casa é invadida, sugere que você está se sentindo violado. Pode se referir a uma determinada relação ou situação atual em sua vida. Como alternativa,  indica que algum material inconsciente está tentando se fazer conhecido. Há alguns aspectos de si mesmo que você negou.    

CASA MAL-ASSOMBRADA - Sonhar com uma casa mal assombrada, significa problemas emocionais não resolvidos, relacionados à sua família na infância, parentes mortos, ou memórias e sentimentos reprimidos.   

CASA DESAPARECIDA - Sonhar que uma casa desapareceu, indica que você está se sentindo  sem alicerce, ou seja, sem apoio. Você sente desenraizado por uma circunstância particular ou relacionamento em sua vida.
CASA INUNDADA - Sonhar que a água está subindo em sua casa sugere que você está se tornando oprimido por suas emoções.  
CASAMENTO - Se uma moça sonha com casamento, isso revela sua inquietude e indecisão sobre o resultado favo­rável ou desfavorável do evento. Sonhar que se casa com um desconhecido ou desconhecida é sinal de que se deve recomeçar tudo. Esse tipo de sonho ocorre com mais freqüência para as pessoas que estão com casamento marcado ou pensando seriamente em se casar. A interpretação deverá levar sempre em consideração a personalidade do noivo/noiva, as circunstâncias especiais do casal e, principalmente, as influências externas.
CASCATA - Sonhar com cascata ou queda de água significa a existência - de problemas familiares. O sonhador deverá dedicar-se ao trabalho, onde obterá melhores resultados, deixando que os problemas se resolvam naturalmente.
CAVALO - Se o cavalo é dócil, o presságio é bom, anunciando bons lucros nos negócios. O sonhador está num período de sorte e eficiência em sua atividade. Se o cavalo é indócil e nervoso, o sonho anuncia dificuldades profissionais. Sonhar que se está galopando no campo é sinal de trabalho satisfatório, podendo estar ligado também a lembranças infantis. Se há relacionamento com filmes ou propaganda, a interpretação fica prejudicada.
CAVAR COVA - o ato de cavar a terra, no sonho, é prenúncio de dinheiro. Se quem sonha fica dentro da cova, é sinal de prisão ou perda; se sai, é bom presságio: liberdade para o prisioneiro, lucros para o negociante.
CAVERNA - Sonhar que se está numa caverna significa o abandono por parte de um amigo. O inconsciente nota que o sonhador se encontra angustiado e deprimido, de­siludido com o fato. Sonhar que se é perseguido, escon­dendo-se numa gruta, é sinal de angústia. A gruta tem sentido de seio materno onde as pessoas encontram calor e proteção.
CAMINHO - Se for largo, prediz felicidade; se for estreito, sugere desilusões superávei com luta.
CARRO - sonhar que está dirigindo um carro indica vitória após muito trabalho e esforço. Se o carro é seguido por gente, principalmente a pé, indica promoção, elevação profissional, vitória política. Se o carro enguiça na viagem quer dizer obstáculos, perda de cargo ou de prestígio social.
CEMITÉRIO - Sonhar que se visita um cemitério não é de mau agouro, como se poderia pensar, mas sinal de que o sonhador receberá em breve uma herança. O sonho revela no inconsciente do sonhador uma saudade do passado que já morreu e deve ser enterrado para que se possa desfrutar plenamente o futuro. Sonhar que se encontram fantasmas no cemitério significa novos conhecimentos e prosperidade. O sonhador tem di­ficuldade em prosseguir sozinho, e o sonho retrata sua procura de pessoas ideais para lhe fazer companhia.
CERVEJA - Sonhar que se bebe cerveja pode ter o sentido de ser objeto de inveja de amigos inescrupulosos. Natu­ralmente isso não se aplica ao bebedor habitual que se encontra sempre com os amigos para uma boa rodada.
CERCA - Obstáculos que podem ser vencidos se o sonhador não assumir responsabilidades além de suas forças.
CÉU - Quando estiver claro, sinal de sorte; carregado, obstáculos à vista; cinzento, período de luta e presença de amigos leais.
CHAPÉU - Quando, no sonho, o sujeito porta um chapéu, é indício de viagem próxima. O sonhador atravessa um período de fecunda atividade intelectual e deseja viajar para espairecer. Sonhar que se porta um quepe militar ou de autoridade (soldado, padre etc.) indica preocupações de natureza jurídica, associadas às autoridades que apa­recem no sonho.
CHEIRO - Se o odor é agradável, simboliza bons presságios. Os símbolos oníricos se constituem principalmente de ima­gens, raramente registram odores. Sonhar com mau cheiro é símbolo de tédio, chateação e descontentamento. Sonhar que se perdeu o sentido dos odores é sinal de apatia.
CHEQUE - Sonhar que se recebe um cheque significa que se deverão pagar dívidas importantes. O andamento in­satisfatório dos negócios faz com que o sonhador fique temeroso de que não possa superar as dificuldades.
CHOCOLATE - Sonhar com chocolate é sinal de que tudo está bem com sua saúde, qualquer distúrbio será de curtíssima duração. Se você preparava esta bebida é certo que, no campo amoroso o momento é extremamente positivo. Comer ou beber chocolate em sonho, prepare-se para uma pequena, mas proveitosa, viagem. Preparar iguaria com chocolate, alguém que está afastado do seu convívio voltará logo. Quando quem sonha compra ou vende chocolate é sinal de que deverá contar com a simpatia e o apoio de pessoa muito influente. Presentear ou ser presenteado com chocolate, perspectivas animadoras no setor profissional. Entornar chocolate, tenha cuidado para não perder uma excelente oportunidade.
CHORAR - Sonhar que se está chorando é prenúncio de boas novas. O inconsciente desencava emoções profundas que estavam escondidas do sonhador, que se consente o prazer de expressar livremente seus sentimentos. Sonhar com a morte de um ente querido anuncia alegria e satis­fações. O inconsciente demonstra ao sonhador que conse­guiu superar emoções e sentimentos negativos e está pres­tes a começar um novo caminho mais positivo e produtivo. Sonhar que se chora de alegria é sinal de felicidade e satisfação com a solução de pequenos problemas incômodos. O choro sempre é positivo para o sonhador, mesmo no estado de vigília
CHORO - Ouvir som de choro num sonho indica notícia amigo aflito que pprecisa muito de sua ajuda.
CHUVA - Tem interpretações variadas. Sonhar com a chuva fina é sinal de lucro para o fazendeiro e de prejuízo para o comerciante. A garoa que cai geralmente é sinal de me­lancolia e saudade de tempos felizes passados. Sonhar que se vagueia sem rumo debaixo de chuva é sinal de des­contentamento e incerteza. Sonhar com um aguaceiro tor­rencial é mau agouro, sinal de perigo e dificuldades pela frente. Sonhar com tempestade é sinal de angústia. Quando a chuva é fina, revela dificuldades insignificantes. Se for forte, anuncia ganhos expressivos e inesperados.
CÍRIO - Sonhar que se acende um círio é sinal de nascimento na família. A luz da grande vela inspira ternura e calor humano, denotando altruísmo e carinho do sonhador.
CÍRCULO - Sonhar que se está preso dentro de um círculo significa falta de dinheiro e indecisão que atrapalha a vida do sonhador. O sonhador atravessa problemas e se sente cercado por todos os lados, devendo tomar decisões penosas para sair dessa situação. O inconsciente se sente acuado e procura encontrar meios de saída para o sonhador. Estar fora do círculo indica solução de problema.
CIÚME - Sonhar que se está imbuído de ciúmes é sinal de incompreensão para com as pessoas amadas. O sonhador se sente mal e incomodado. Seu inconsciente mostra inse­gurança, falta de confiança em si mesmo e em sua capacidade em conservar os laços afetivos e sua tendência a procurar outros objetos de seus desejos, como forma de se garantir contra a traição - o que representa, em si, uma traição. Sonhar que se é vítima de ciúme doentio, seguido de morte, é mau presságio. O sonhador está beirando a fronteira da neurose e do descontrole de suas ações e sentimentos. Sua vontade está dominada por uma obsessão que lhe poderá ser altamente danosa.
CIDADE - Sonhar que se visita uma cidade desconhecida é mau presságio. O inconsciente do sonhador o adverte con­tra as surpresas desagradáveis dos lugares obscuros. Tem sentido de isolamento e solidão, que podem indicar prin­cípio de alienação mental. No contrário, significa grande chance de sucesso nos projetos. Se a cidade estiver vazia, sinal de dificuldades financeiras.
COBERTOR - Sonhar que se está sob cobertas significa a pro­ximidade de uma herança. O desejo de segurança financeira resultado de uma herança inesperada se reflete no sonho, onde a coberta tem sentido de proteção e conforto.
COBRA - Sonhar com cobra significa e revela traição e sexualidade. Cobra representa um símbolo erótico. Pode ainda representar medo ou pavor de algo. Cobra na sua cama: relações amorosas com pessoa infiel. Matar cobra: vitória sobre pessoas que vinham atrapalhando seu sucesso. Seguir uma cobra: respeite suas intuições. Ser perseguida (o) por ela: conquistará vitória considerada impossível. A cor da cobra também é importante. Cobra verde: ninguém a(o) prejudicará; azul: grande energia espiritual; marrom: desejos sexuais; vermelha: paixão violenta; preta: perigo; preta e amarela: desconfie de alguém falso; preta e vermelha: violência. Se a cobra aparece com cores refinadas como azul-celeste ou turquesa, evidenciará amores delicados. Freud não perdoa: “É um símbolo fálico”, dizia. Mas se você vê a cobra saindo da terra, é seu inconsciente trazendo coisas à sua consciência. Sonhos sobre cobras são sempre de difícil interpretação e você precisa analisar sua vida para entendê-los melhor.às vezes, são situações negativas que atrapalham seu progresso. Em muitos casos, é um sonho positivo, que representa dificuldades, mas aponta para soluções.” Fique atento e busque um equilíbrio em sua vida social. Ver SERPENTE.
COELHO - Sonhar com um coelho que salta é sinal de fra­queza no amor. O sonhador tem um caráter expansivo e exuberante, pretendendo superar todos os obstáculos, mas o inconsciente o avisa de que é um pequeno animal in­defeso e pode ser presa das artimanhas do amor. O coelho é um animal que se associa à fertilidade deste os tempos antigos. No que diz respeito aos sonhos, a interpretação passa também por essa noção, ainda que alargada a outros aspectos. O significado mais imediato é exactamente o aumento da família. Pode não implicar exactamente um filho(a) seu, mas também netos, sobrinhos, irmãos ou até primos.Numa interpretação mais exata, que depende também do contexto do sonho, o coelho significa felicidade e boas notícias, com muitas novidades que o deixarão satisfeito.Significa ainda confiança e fé nos seus próprios sentimentos, sobretudo amorosos.Se no seu sonho o coelho está a brincar (ou você brinca com ele), esse ato está relacionado com os seus medos que não têm razão de ser. Ou seja, que pode confiar em si e rejeitar o que o assusta.Um coelho branco está associado a boa sorte nos negócios e na vida profissional, trazendo lucros. Afinal, a pata do coelho não é símbolo de sorte?
COLAR - Sonhar que se porta um colar de pedras preciosas é de mau agouro. O sonhador imagina que o enfeite con­seguirá desviar a 'atenção dos problemas, reais ou imagi­nários, mas o inconsciente reclama contra sua insensibili­dade e irresponsabilidade.
CÓLERA - Sonhar que se está encolerizado é anúncio de realização de projetos nos quais se está trabalhando há algum tempo. A cólera representa uma descarga emo­cional decorrente da realização de um trabalho difícil e complicado. O inconsciente, nesses casos, adverte o so­nhador sobre os perigos decorrentes do descontrole dos sentidos e do risco das paixões. Bronca é arma de otário. Malandro não estrila.
COLHEITA - Sonhar com uma colheita abundante é sinal de riqueza e prosperidade. O sonhador revela a seu inconsciente a força de seus sentimentos e a diversidade de suas energias. Uma colheita frustrada revela pobreza e miséria.
COLUNA - Em geral símbolo fálico para os homens, pode também significar o pilar, o fundamento, a base. O incons­ciente sente firmeza e segurança por parte do sonhador
COMER - Se o sonhador estiver na companhia de amigos, presságio feliz; mas se estiver sozinho, advertência: poderá perder status social e sentir-se solitário.
COMETA - Sonhar com um cometa é sinal de discórdia e problemas familiares. O sonhador é muito materialista e oportunista, pretendendo resolver seus problemas mediante artifícios e espertezas, recorrendo a truques e enganos.
CONVENTO - Significa conforto e recuperação de problemas materiais ou espirituais. O inconsciente sempre identifica qualquer símbolo de religião ou espiritualidade como in­dicativo de tranqüilidade e regeneração de forças.
COPO - Um copo, no sonho, é simbolizado pela pessoa que você ama. Se está vazio, não aposte em seu novo amor; se contém bebida doce ou agradável, seu parceiro é fiel e lhe trará grandes alegrias; se o conteúdo é desagradável, você não é correspondido; se contém veneno, é sinal de traição.
CORCUNDA - Tradicionalmente, sonhar que se vê um cor­cunda é sinal de muita sorte e grande prosperidade. A crença popular arraigada é de que tocar uma corcunda dá sorte. O sonhador deseja ter sorte e se identifica com a pessoa que traz essa sorte.
CORDEIRO (ou ovelha) - Nos sonhos, especialmente quando o cordeiro está nos braços do sonhador, isso indica um período de intensa atividade, seguida de sucesso financeiro. O sonhador, cheio de atividade e entusiasmo, sente-se interiormente renovado, mas deve ficar atento e não se deixar iludir demasiadamente com essa renovação de ener­gia, sob pena de se exaurir rapidamente. O sonho com ovelhas correndo e saltando significa alegria com os filhos. O sonhador atravessa um período de grande equilíbrio.
CORES - Na simbologia dos sonhos, há pouca referência a cores, pois é raro o sonhador distingui-Ias no sonho. Certos oniromantes associam o vermelho, por exemplo, a sinal de indigestão pelo intumescimento das veias do estômago e a transparência do sangue que se reflete no inconsciente. Outros adotam a simbologia tradicional onde o preto e o branco são negativa de cor, em completo antagonismo um diante do outro: o branco é a vida; o negro, a morte; de um lado, o céu, a fecundidade, e do outro, o inferno, a esterilidade, e assim por diante. O amarelo seria a covardia; o azul, a tranqüilidade; o vermelho, a criação. Resolvemos realizar um breve resumo, com base na psi­cologia moderna e nos valores atribuídos geralmente às cores básicas: azul, amarelo, vermelho e verde. As auxi­liares básicas são: violeta, que é uma mistura de vermelho e azul; marrom, que é uma mistura de amarelo, vermelho e preto; cinza neutro, que não contém cores, sendo meio caminho entre preto e branco; e, finalmente, preto, que é a negação das cores. Em que pese a respeitável opinião de tantos mestres ilustres, o autor prefere adotar a sim­bologia abaixo exposta, para cada uma das cores que po­dem ocorrer durante o sonho. A ordem de apresentação é alfabética:
AMARELO. É a cor mais clara, significando luz e alegria, estímulo. Amarelo exprime comunicação e expansividade desinibida, relaxamento e bom humor. Corresponde sim­bolicamente ao calor agradável da luz do sol e sua claridade. Observa-se nas pessoas que demonstram preferência pelo amarelo um espírito alegre, mas inconstante.
AZUL. No início dos séculos, o homem primitivo via o azul do firmamento refletido no céu, indicando tranqüilida­de, calma. Constitui consenso geral entre os psicólogos que a mera contemplação do azul profundo induz relaxamento ao sistema nervoso central. Psicologicamente, é a cor do con­tentamento e da satisfação, de lealdade e sensibilidade.
CINZA. Aparentemente é a cor mais comum nos sonhos. O cinza não é peixe nem carne, nem tensão nem relaxa­mento; é, antes, o não-comprometimento e a imparciali­dade. Dessa forma, o cinza dos sonhos indica que não existe cor a interpretar.
MARROM. Combinação do amarelo com vermelho. A impulsividade do vermelho é domada e acalmada, trans­formando-se em mais passividade e receptividade senso­rial. Sua principal característica é a sensualidade e neces­sidade de conforto e bem-estar. O marrom indica a neces­sidade de relacionamento com os semelhantes, contato com as raízes e laços familiares.
PRETO. A cor mais escura, a negação própria da cor. Exprime a idéia do nada, da extinção e da destruição de tudo. Preto é o não, em oposição ao sim do branco. O branco é a página vazia onde nada se escreveu, o preto é o livro fechado. Preto significa a derrota, a renúncia, a entrega dos pontos, a desistência de tudo, a tristeza da vida. O sonho carregado de negro sempre indica pessimismo e negatividade. Sua repetição ou recorrência pode indicar neurose ou doença mental.
VERDE. O verde é uma combinação de amarelo e azul, sendo a cor mais freqüente na natureza. Sua expressão é de força de vontade e tenacidade. Conseqüentemente, tra­duz firmeza e constância e auto-afirmação positiva. O ver­de indica certeza de seus próprios valores, defesa de seus ideais; traduz a majestade das grandes florestas; indica espírito produtivo e busca de melhoria e progresso.
VERMELHO. O vermelho significa energia e força vital, pulso rápido, respiração acelerada, atividade nervosa, glandular e sexual. O vermelho é a necessidade de obter resultados e atingir objetivos. Vermelho é impulso, von­tade de ser vitorioso, triunfo nos esportes, nas lutas, na competição pela vida, no erotismo e na vitalidade. Ver­melho é força de vontade, representando simbolicamente o sangue da conquista. Sua percepção sensorial é o apetite; seu conteúdo, o desejo; seus órgãos, os músculos retesados, o sistema vago-simpático, os órgãos de reprodução. Em termos temporais, o vermelho é o presente.
VIOLETA. Mistura de vermelho e azul, pode ser consi­derado o amálgama dos dois. O violeta tenta unificar a energia e a combatividade do vermelho com a calma e a ponderação do azul. É a cor dos sonhos encantados e ma­ravilhosos, onde tudo é mágico e sublime, onde os desejos se tornam realidade. Traduz intimidade num ambiente erótico e excitante, cheio de sensibilidade e de prazeres. O sonho violeta traduz idealismo e imaginação, mas tam­bém insegurança e imaturidade.
CORRENTE - A corrente, no sonho, está sempre ligada a casos de amor. O sonhador está apaixonado, e seu inconsciente denuncia que se sente acorrentado, deprimido, solitário.
CORRESPONDÊNCIA - Ao receber, boas novas, ao enviar, energia para luta; destruir ou esconder, traição.
CORRIDA - Sonhar que se está correndo, especialmente quando o sonhador está doente e não sente cansaço, é sinal de cura da enfermidade. O inconsciente percebe que o sonhador esbanja energias e assim retrata seu aprovei­tamento. O sonho reflete liberação dos problemas psíqui­cos que poderiam estar perturbando o sonhador. Por outro lado, sonhar que se está correndo com dificuldade e se foge de perseguidores indica o contrário, em geral dificuldades no âmbito familiar, denotando medo e angústia. Pode ser também que um fato exterior tenha causado re­ceio ou medo ao sonhador. A interpretação, nesses casos, poderá ficar prejudicada.
CORTE DE ÁRVORES - Representa uma doença de lenta progressão. A árvore também pode indicar doença de um amigo fiel ou de um dos pais, que poderá morrer ou terá uma recuperação lenta e fastidiosa. Ver ÁRVORE.
CORUJA - Sinal de mau agouro, desde a Antiguidade, mes­mo imóvel sobre um ramo de árvore. O sonhador está correndo risco nos negócios, que se complicam no mau sentido. Ouvir o pio da coruja em sonho indica agonia e doença grave. O sonhador pode estar sob a influência de más notícias que o preocupam.
CRIANÇA - Sonhar com criança é sempre favorável. Sonhar que se é criança e se fala com os pais é sinal de riqueza e felicidade. O inconsciente revive no sonhador sua infân­cia fagueira e despreocupada, a inocência perdida. O so­nhador sente falta de seu espírito infantil, cuja busca o sonho reflete. Se uma mulher sonha que está amamentando uma criança, é sinal de sorte e sucesso em sua atividade ou projeto em curso, bem como sinal de amor materno. Sonhar que um recém-nascido fala correta e desembara­çadamente é sinal de boas notícias. O sonhador está in­deciso e inseguro sobre seu próprio caminho, e o sonho lhe fornece orientação positiva. Sonhar que se carrega nos braços uma criança morta é sinal negativo e de mau agouro, refletindo pessimismo e até mesmo grande depressão do sonhador, o que pode resultar em problemas psíquicos ou provocados por estí­mulos externos. Em qualquer dos casos, é necessário que o sonhador reaja e não se deixe dominar pelas tendências nefastas e deletérias. Sonhar que se volta à adolescência é presságio de com­plicações sentimentais. O sonhador, espicaçado pelo in­consciente - e quantas vezes isso acontece a todos nós -, está sem saber o que fazer com um novo amor, sente-se como um colegial bisonho. O sonho, em si, é positivo, pois nos faz reencontrar a inocência da juventude, quando nos sentíamos tão inseguros e solitários, mas tínhamos toda a vida diante de nós.
CRIME - Sonhar que se está cometendo um crime significa vitória sobre os inimigos. Na maioria dos casos o crime significa que o sonhador está suprimindo, dentro do in­consciente, os sentimentos prejudiciais que impedem seu progresso e desenvolvimento e, em conseqüência, sairá vi­torioso dos embates. Ser vítima de um crime é símbolo de tristeza. O sonhador acha que deve expiar suas faltas desse modo. Sonhar que se é assassinado é um sinal de autodestruição, que pode ser positivo se a intenção é recomeçar a vida de modo mais positivo e produtivo.
CRUZ - Símbolo básico, como o quadrado e o círculo. Re­presenta a concentração de energias, tomada de posição diante das forças psicológicas e físicas. É a união dos con­trários e a árvore da vida. A cruz de Cristo ressuscita os mortos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito! A melhor interpretação de sonhos que já vi. A verdadeira interpretação de sonhos é esta, deste site, pois trabalha com o inconsciente, com o psicológico. Parabéns!

Anônimo disse...

Não achei o significado de sonhos com carrapatos!

sonhoscomsignificados disse...

O Site do sonhos com significados agradece.
O significado de carrapato já está no site. Porém, antes de achar que todos ao seu redor são parasitas, verifique se não é apenas um sentimento seu de que está sendo usada(o), se esforçando e não tendo nada em troca.

Garage Belém disse...

As vezes sonho com uma casa mal assombrada e, embora a casa não seja sempre a mesma, sempre é assombrada pelo fantasma de uma garotinha. Como interpreta esse sonho?

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...