segunda-feira, 7 de março de 2011

Sonhos com D

DADO - Sonhar com dados é sinal de más notícias. O in­consciente percebe que o sonhador é supersticioso e acre­dita no jogo de dados, crendo mais na sorte que no trabalho e no esforço para obtenção de seus resultados. Suas ener­gias são, conseqüentemente, desperdiçadas, e o jogo de azar o enfraquece ainda mais.

DANÇAR - Quem, durante o sonho, se vê dançando sozinho em sua casa, diante de pessoas conhecidas e amigas, está recebendo presságio de riqueza. O sonho demonstra har­monia interior e equilíbrio de gestos, ao lado do sentimento de volta à infância. Ver dançar seus amigos, pais ou mem­bros da família é sinal de perigo escondido.

DEDO - Sonhar com os dedos significa, segundo a antiga interpretação mítica, entidades protetoras. Os dedos são os principais auxiliares do homem em suas atividades diárias e, quando surgem nos sonhos, não podem ser desprezados por sua grande importância para a elucidação do símbolo. Fundamentalmente, representam os principais parentes, como o pai, a mãe, os filhos, os irmãos etc. Do ponto de vista da antiga interpretação da astrologia esotérica, os dedos indicam: o mínimo ( Mercúrio), o intelecto; o anular ( Sol), os favores, elevação, prestígio; o médio ( Saturno), as dificuldades e realizações difíceis; o indicador ( Júpiter), a fortuna, riqueza; o polegar (Vênus), os amores e alegrias da vida. Juntar os dedos, em sonho, significa unir-se aos parentes para solucionar um problema; cortar um dedo é perder um parente, também pode significar prejuízos materiais; ferir um dedo é sinal de enfermidade. Antiga tradição mandava agir da seguinte forma, no caso de sonhar com determinado dedo ferido, ou cortado: Essa tradição dizia que os dedos representam as cinco orações, a saber: mínimo, a oração da alvorada; o polegar, oração das nove horas; o médio, oração do meio-dia; o anular, a oração das 3 da tarde; finalmente o dedo indicador, a oração do pôr-do-sol. Segundo a tradição, quem sonhasse com um desses dedos cortado, machucado ou ferido, devia fazer, na hora correspondente, orações pedindo por seus parentes.

DELFIM -O delfim é um dos símbolos mais ligados aos arquétipos criados na alma e cujo significado onírico está sempre ligado à dualidade dos desejos espirituais. O delfim, que penetra nas águas profundas e o que emergem à luz simbolizam os desejos espirituais do que sonha. Geralmente os delfins simbolizam as ânsias do espírito e a busca das soluções. É também um símbolo de salvação, por isso o sonho com o delfim pode ter interpretação benéfica, sugerindo solução ideal para os problemas… Nos sonhos angustiados, a presença do delfim pode significar intrigas ou ciladas em que o que sonha está envolvido e deseja libertar-se.

DESFILE - Sonhar que está desfilando numa passarela é sempre indicador de egoísmo, exaltação da personalidade. Também indica desejo de ser visto e elevar-se socialmente.

DESPIR-SE- Significa perda de algo precioso, prejuízo que traz sérios problemas para quem sonha. Despir o homem a uma mulher significa desejo satisfeito. Este sonho quer dizer sempre problemas, aflições que prejudicam o sonhador.

DEMÔNIO - O demônio é o símbolo universal da vitória do Mal sobre o Bem, ou da luta contínua entre essas duas concepções do Universo em Evolução. Em qualquer situação, o sonho prenuncia algo iminente. Você deve precaver-se contra as artimanhas do destino que poderão estar ocultas na maldade de um falso amigo. Se você sonhar que está lutando e vencendo o demônio, a indicação é de que terá muitas vitórias e jamais perderá uma contenda. Ver DIABO.

DENTES - Sonhar com dentes siginifica, tradicionalmente, força de vida. A perda dos dentes significa perda de força, da energia vital, que Freud assimila à castração. Talvez indique a morte de um ente querido, mas pode significar também perda de patrimônio. No caso da mulher, pode ser sinal de medo da velhice e da perda da beleza. Ao contrário, dentes sadios re­presentam autoconfiança e segurança. Os dentes representam os parentes, a família, as pessoas íntimas, a interpretação profana. Esotericamente os dentes são armas de defesa e ataque de que está dotado o sonhador e, por extensão, sua capacidade de construir e realizar, vencer, elevar-se social ou profissionalmente. Sonhar que está arrancando dentes significa que lhe estão sendo tiradas as possibilidades de luta, a inibição ou derrota. Dentes cariados sugerem doença; falhas nos dentes, prejuízo; dentes quebrados, acidente. A tradição árabe atribui aos dentes superiores a representação onírica dos homens da relação do sonhador; enquanto as mulheres estão representadas pelos dentes inferiores. Sonhar que escova os dentes é sinal de que os sofrimentos e inquietações por que passa serão detidos e a vitória ocorrerá em sua vida. Do ponto de vista da psicanálise os dentes representam as muralhas de defesa contra o mundo exterior. Pode ser também in­dicação de necessidade de procurar o dentista.

DESAPARECIMENTO - Sonhar com o desaparecimento da pessoa amada revela a proximidade de um roubo, o afastamento daquela pessoa ou a perda de objetos de valor. O sonho reflete o receio do sonhador, indicado por seu inconsciente, de ser enganado ou ficar decepcionado. Ele se sente em posição inferior e intimidado com as circuns­tâncias do relacionamento, e tudo isso se reflete no sonho.

DESERTO - Encontrar-se, em sonho, no deserto é sinal de problemas, prejuízos e malogro nos negócios. O sonhador recusa-se a levar uma vida normal de trabalho e se isola de seu ambiente social. Para escapar de suas obrigações, ele não aceita a ordem constituída. Sonhar que se atravessa o deserto significa que o sonhador é uma pessoa generosa e terá sucesso nos negócios, embora seja um temperamento arredio e isolado. Sonhar que está perdido em um deserto é sinal de que você se encontra sozinho diante de uma empreitada e não deve confiar senão em si mesmo para conquista de suas vitórias. Ser socorrido no deserto é sinal de ajuda providencial que ocorrerá no momento cruciante de sua vida.

DESTRUIÇÃO - Sonhar que se destrói alguma coisa raivo­samente é sinal de brigas de amor. O sonhador se encontra numa situação amorosa desagradável e descarrega sua im­potência por meio da destruição, quebrando alguma coisa.

DEUS - Ver-se frente a frente com Deus, em sonho, tem a significação do encontro com a maior das fortunas. Mas este sonho está sempre relacionado com o estado mental e espiritual da pessoa que sonha. Conforme o seu estado de alma, se você está realmente em paz com a consciência, dizem os onirólogos tradicionais, então pode acreditar que todas as aventuras lhe ocorrerão a partir deste sonho.

DIABO - Sonhar com um encontro com o diabo ou que o mesmo é amigo indica sofrimento e dor. O sonhador sen­te-se ameaçado por um perigo, que pode ser o indício de uma neurose. As paixões obscuras e escondidas de seu inconsciente se desencadeiam no sonho.

DIAMANTE - Sonhar com diamantes ou pedras preciosas é sempre sinal de tesouros ou riquezas, tanto do ponto de vista material como espiritual ou intelectual. Especialmente o diamante é a grande síntese do Espírito, é a pedra solar em astrologia, significando a etapa superior do espírito evolutivo em sua trajetória para a perfeição. Sonhar com diamantes pode indicar um estado de êxtase espiritual que alcançará brevemente. É sempre símbolo da fortuna e do êxito na vida.

DINHEIRO - Sonhar com dinheiro é sinal de dificuldades financeiras. Novamente o inconsciente age como espelho, projetando a imagem inversa da realidade. O sonhador é tímido e dotado de um temperamento reservado que o impede de reclamar aquilo a que tem direito. Sonhar que se acha dinheiro significa que se deve ter cautela nos ne­gócios. O sonhador possui um temperamento apático e indiferente, e o sonho revela que ele está disposto a se aventurar no mundo dos negócios e pode se dar mal. Sonhar que se tem muito dinheiro é indício de prejuízos. O sonhador pode ter um temperamento indeciso e, à me­dida que se entranhar no mundo dos negócios, os prejuízos serão inevitáveis. Sonhar que se ganha muito dinheiro é presságio de incô­modos e dificuldades superáveis. Ocorre freqüentemente com pessoas avaras, que desejam ampliar seu patrimônio. Sonhar que se perde dinheiro é sinal de desentendimentos. O sonhador aprende que a vida exige cortesia e atenção a seus semelhantes. O sonho, seguido de uma sensação de angústia, demonstra medo de perder.

DILÚVIO - Este tipo de sonho está muito ligado à premoniação e às transformações de personalidade. Sonhar com um dilúvio significa má sorte nas questões amorosas. Sonhar que se perde a casa num dilúvio significa felicidade e prosperidade. Na simbologia arquetípica do dilúvio está principalmente a idéia da destruição das formas, mas com o aumento das forças e energias dinâmicas que se acentuam para criar novamente no verdadeiro ciclo cósmico de vida e morte. É um símbolo relacionamento com a Lua – representativo da “Morte da Lua” . Por sua relação com inundações, acréscimo das águas primordiais, está o símbolo estritamente ligado às emoções e sentimentos, astrologicamente uma vibração de caráter lunar. Representa este sonho, em qualquer caso, uma mudança fundamental na vida do sonhador. Espiritualmente este sonho indica o desejo de purificação, elevação espiritual que empolga aquele que sonha. Ver ÁGUA e INUNDAÇÃO.

DIREITA/ESQUERDA (para os canhotos, inverter a interpre­tação) - Tomar a direita significa se dirigir para o consciente, ser mais dinâmico, mais refletido e ponderado, mas se a direção está fechada significa que você está demasiadamente perto de seu consciente. Ir à esquerda é procurar o incons­ciente, a afetividade, suas emoções mais profundas e mais instintivas, a realidade secreta. Se o caminho está fechado, indica uma tendência a dar importância às aparências.

DIRIGIR (carro) - Quando é outra pessoa que dirige, significa sorte nas finaças. Se o sonhador é o motorista, indica perdas. Ver AUTOMÓVEL e CARRO

DÍVIDAS - Se o sonhador paga alguma dívida em sonho, evite jogos de azar; mas se alguém está lhe dando dinheiro a fase é de sorte.

DOCE - Fazê-lo- viagem próxima; felicidade no amor e novas conquistas sentimentais. Comê-lo- indica carência afetiva, você está se sentindo rejeitado; confie mais em você mesmo.Cuidado com reviravolta em sua vida.

DOCES NATALINOS - Sonhar com doces que só se come no Natal indica que o sonhador deve buscar ser mais generoso e grato à pessoas que o ajudaram. Ou então demonstra que o "espírito natalino" já está presente no sonhador.

DOCUMENTOS - Caso os documentos apareçam em cartório ou lugares apropriados, os bens do sonhador aumentarão.

DOENÇA - O sonho se relaciona com a sanidade ou a alie­nação mental. Sonhar que se está doente é sinal de me­lancolia e tristeza. Somente em casos extremos o incons­ciente revela a circunstância da desarmonia e melancolia do sonhador, resultado da enfermidade. O grau e a natu­reza da doença exprimem as inquietudes do sonhador com a própria sanidade. Sonhar que se visita um doente é sinal de boas notícias. O inconsciente deduz que a visita é sinal de melhora da condição do doente. Também pode significar tempos felizes para o sonhador e os seus familiares. Quando a doença é venérea, indica difamação.

DORMIR - Sonhar que se está dormindo é indício de acidente próximo ou maledicência contra o sonhador. O incons­ciente revela que o sonhador isolou-se da realidade e assumiu uma atitude de distanciamento do mundo real, ca­racterizada pelo sono. O projeto de vida do sonhador não se desenvolve da maneira desejada e ele se refugia no sono, durante o sonho.

DRAGÃO - Sonhar com um dragão é sinal de lucro na ati­vidade profissional. O inconsciente identifica o animal fe­roz, que reflete a violência interna do sonhador, o que poderá prejudicar sua vida comercial e determinar a ne­cessidade de obter lucros em prejuízo do próximo.

Um comentário:

mih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Sonhos com Z

ZEBRA - Quem joga na loteria esportiva sabe que a zebra é mau presságio, revela perda e resultados inesperados e indesejados. Não é d...